Dia do Mercado - Peixes e moluscos

quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Sempre nos preocupámos em apresentar nos nossos pratos peixes diferentes, ou talvez menos comuns, capturados nos nossos mares, nas nossas “redes”. 
A característica da nossa costa, a imensidão do nosso mar, faz com que nas águas portuguesas exista naturalmente não só uma grande diversidade de espécies mas também peixe de grande qualidade. Cabe-nos colocar na mesa e dar a conhecer espécies menos utilizadas da nossa costa, com características e texturas diferentes e de sabor extraordinário!
O respeito pela sazonalidade das espécies é sempre algo que nos faz refletir, não somos “extremistas” mas cada vez mais este tema está presente nas nossas conversas: perceber a importância dos métodos tradicionais de pesca, a influência da pesca seletiva para aliviar a pressão exagerada sobre algumas espécies de peixes, o aproveitamento dos nossos recursos...Por essa razão, esta semana decidimos atribuir o papel de protagonista ao peixe, a nossa matéria-prima de eleição, que se vai fazer acompanhado por alguns moluscos! Lírio, serrajão, encharéu, corvina, pescada, cavala, peixe galo, entre muitos outros!!
Esta 5ªfeira propomos dar-vos a saborear diferentes texturas, consistências e sabores no Dia do Mercado do Umai Chiado!! 



Happy Weekend

quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Dias de calor pedem sempre pratos frescos...por isso esta semana dedicamos o nosso happy weekend ao sushi
De 6ªf a domingo, aos almoços, todos os nossos pratos da carta sob o tema sushi têm 20% desconto.
Reúna a família, amigos, colegas e venha saborear a iguaria japonesa que mais encanta os ocidentais!
Dias 23, 24 e 25 Agosto ao almoço (das 12h00 às 15h00), no Umai Chiado! 

Dia do Mercado - Dumplings

quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Quem disse que dim sum é só chinês? É verdade que foram popularizados pelas casas de chá chinesas que serviam estes pastelinhos a acompanhar o chá, mais habitualmente pela manhã, mas rapidamente os países vizinhos adaptaram receitas e sabores, desenvolvendo dim sum próprios e distintos.
Hoje em dia, por toda a Ásia, existem vários tipos de dumplings, momos, siumai, bao zi, cucur badak, curry puff, entre muitos outros, vindos de países como Coreia, Tibete, Malásia... muitos feitos na rua, outros em restaurantes típicos. Estas vão ser as bases que darão início à nossa viagem. Propomos diferentes recheios e confecções, formas e sabores... e, também, uma noite bem passada!!
Dia do Mercado no Umai Chiado...cá vos esperamos!




Dia do Mercado - Especiarias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Encarnando Vasco da Gama o Chefe resolveu entregar-se à rota das especiarias e trazer para a mesa uma diversidade de condimentos oriundos de toda a Ásia! Bom seria se o valor comercial das mesmas se mantivesse como nos tempos áureos em que um punhado de pimenta valia várias moedas de ouro!  
Mais picantes, mais aromáticas ou mais exóticas são várias as especiarias utilizadas na cozinha asiática. 
Feno grego, sementes ajowan, cardamomo, aniz estrelado, uma imensidão de opções para o nosso Dia do Mercado!
Amanhã damos início ao dia pelo Martim Moniz em busca de novos aromas para incluir neste menu, à noite cabe-lhe a si treinar o seu palato numa descoberta de novos e saborosos aromas!
5ªfeira a partir das 19h30, no Umai Chiado...esperamos por si!





Happy weekend

terça-feira, 13 de agosto de 2013
Viajar através dos sabores dos vários países do sudoeste asiático é a nossa nova proposta para os seus almoços ao fim-de-semana!! Em família ou com amigos venha saborear diversos pratos de países como o Vietname, Coreia, China, India, entre muitos outros.

O destino desta nossa primeira viagem é a Tailândia...um paraíso para os amantes da boa comida. Todo o país apresenta uma abundância de aromas e sabores que fazem da cozinha tailandesa uma das mais exóticas e ricas de todo o oriente. A diversidade e frescura dos ingredientes, o cuidado na apresentação dos pratos e a grande criatividade tornam qualquer refeição num equilíbrio de paladares para nunca mais esquecer. 
E, para que tudo se torne ainda mais aliciante, oferecemos 20% de desconto nos pratos do tema. 
Cestinhos wonton c/ salada de manga
Kwai Teao Tom Yam Pak - sopa picante de massa de arroz e legumes
Pad thai - massa salteada c/ tofu, legumes e aromáticos
No name vegetables - "pataniscas" de legumes c/ sweet chilli sauce
Caril verde c/ camarão e legumes
Caril vermelho c/ magret de pato e líchias
Caril Mussaman c/ novilho e abacaxi
Menu Thai (carta almoços)
São algumas das possibilidades para o seu ponto de partida! Uma viagem low cost entre sabores tailandeses!!
Aproveite esta oportunidade! Dias 16, 17 e 18 Agosto (6ªf, sábado e domingo) no Umai Chiado!

Os rookies do Umai

quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Hoje foi o dia de troca de secções...o Nikita avançou para o sushi e o David foi para a cozinha aprender tudo sobre os pratos frios da carta. O João, por opção, manteve-se na cozinha, na equipa da manhã, onde as suas tenpuras já são muito elogiadas!!
Durante mais 1 mês vão continuar a aprender termos, técnicas, empratamentos, combinações de sabores, tudo em redor da gastronomia asiática!

Para o final do estágio estamos a organizar um torneio donde sairá o melhor rookie. A competição vai ser renhida pois vamos convocar os estagiários que por aqui já passaram! Provas cegas, o melhor rolo de sushi, descobrir temperos, nomes de ingredientes, enfim, vai ser divertido!! O juri...esse vai ser surpresa!! 

Fiquem atentos...vou dando mais notícias!!


Dia do Mercado - Sushi


Muitos são os pedidos para fazermos o Dia do Mercado sobre sushi, um tema que nos apaixona! Surgem-nos logo mil ideias e começamos a disparar sugestões sobre recheios,  formatos, combinações, empratamentos...enfim, chega um  momento em que temos que parar  e seleccionar os preferidos...gunkan de novilho com tártaro de vieiras; hot maki com salada de caranguejo, pepino e abacate; temaki de alface; lollipop de sushi; entre outros. A base é o arroz avinagrado, o nosso ponto de partida, depois é dar largas à imaginação!!
Venha saborear o Dia do Mercado dedicado ao sushi!!! É já esta 5ª feira, no Umai Chiado!


     

A conta por favor

segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Já queria vos escrever este post há imenso tempo, mas a dúvida residia em se era ou não correcto informar (todos aqueles que ainda não sabem) de que o Umai por se situar num hotel não é mais caro do que o que já era.
Sim é sabido que grande maioria dos restaurantes de hotel são caros mas a diferença reside aí, nós não somos um restaurante "de" hotel, nós estamos somente situados num espaço adjacente a um hotel. Continuamos a ser os mesmos, a ter a mesma carta e os mesmos preços.
Nesta altura em que infelizmente a crise dita as nossas escolhas e não temos somente o prazer de escolher por escolher, é (infelizmente) importante dar atenção a estes pormenores. :) AL