ABRIMOS !!

domingo, 9 de maio de 2010

Finalmente sexta feira dia 23 de Abril abrimos portas para um grupo de 30 comensais, que já nos conheciam de outras aventuras.
Depois de dormirmos todos 24h para recuperarmos do "Peixe em Lisboa", foi pôr mãos à obra e começar a preparar tudo para a abertura. Para bom entendedor , preparar tudo não é só cozinhar, boa parte dos 3 dias que nos restavam para a hora "H" foram passados a martelar, a cozer ementas, pendurar decoração. Houve quem cozinhasse!
A bom tom português (não fossemos nós campeões da famosa técnica "em cima do joelho") as cadeiras só chegaram dia 23 a meio da manhã. Ainda ponderámos em criar uma nova tendência de restaurantes , o cliente chega e come em pé circulando pelo restaurante, " sushi volante", acho que era capaz de pegar!
Felizmente esse assunto ficou resolvido e os comensais já tinham onde se sentar. Às 19.30h quando abrimos as portas não se notava a azáfama e correria que tinha sido até então.
E foi correndo tudo bem, a cozinha estava preparadissima, a sala super atenta, e foi tudo de vento em popa até sair o primeiro café com adoçante."Adoçante? Paulo compraste adoçante? Alguém comprou adoçante????". E a simpática senhora bebeu o café com açúcar! AL

Peixe em Lisboa

sábado, 8 de maio de 2010


Para quem não sabe, o "Peixe em Lisboa" são nove dias de euforia gastronómica. Nove dias onde duas dúzias de Chefes de Cozinha mostram o que de melhor se pode fazer com o pescado, onde se pode assistir a apresentações de chefes estrangeiros e nacionais no auditório, ou simplesmente apreciar produtos gourmet em pequenas bancas. Isto tudo num recinto extremamente sofisticado, moderno e mesmo muito aprazível.
Durante estes nove dias, para além de participarmos no evento, fui acompanhando através de vários blogs a descrição das actividades diárias. Como o lado do cliente está amplamente retratado achei que seria mais a meu tom dizer-vos como são os bastidores deste tipo de evento para nós cozinheiros.
Todos os dias entre as 10h e 10.30h cinco dos cozinheiros que participam na cozinha do Umai chegam ao evento, começam a arranjar todo o peixe para o dia e a montar o espaço para os almoços. Em geral alguém traz pão para o pequeno almoço, refeição esta que normalmente é feita à vez entre as 15h e 16h quando o serviço abranda e a fome nos lembra que ainda não comemos. Os restantes dois cozinheiros do grupo chegam por volta das 11,30h com produção de comida feita no restaurante.
A partida é dada ao meio dia com os primeiros clientes a chegarem, tem o pico por volta das 14h e abranda ás 15h, e depois até ao jantar acontece o que nós chamamos de "pinga pinga". Pingam sempre clientes, o suficiente para não nos podermos afastar muito e esticar a perna. A azáfama do almoço repete-se ao jantar e por volta da meia noite fecha-se a "tasca", arruma-se tudo, conta-se o número de pratos servidos - 500, 600 - ... e amanhã é outro dia.
São nove dias, vezes 14 horas, sem dia de folga.É só para os "duros", quem passa esta prova sem se queixar aguenta restauração sem problemas.
Mas o cansaço deixa as suas marcas, e nas 3 edições do Peixe em Lisboa houve sempre alguém que batesse com o carro, resultado da fadiga.
Apesar disso estamos sempre prontos para mais um ano. Não há melhor momento de contacto com os colegas de profissão do que nestes nove dias. Durante o resto do ano nunca temos tempo para nos visitarmos uns aos outros pois os horários não permitem, mas nesta semana o convívio é impagável.
As trocas de comida entre restaurantes são uma roda viva, quando os vizinhos do lado batem à porta e perguntam " Já comeram ? Nós temos ali sardinhas, querem ?", fazem com que esqueçamos a dor que nos mói o corpo e nos invada uma sensação de calor e carinho ( obrigada Helder !).
Findo estes nove dias de pescado todo o dia, só vos posso dizer que o desejo geral é por carne! AL