Peixe em Lisboa

sábado, 8 de maio de 2010


Para quem não sabe, o "Peixe em Lisboa" são nove dias de euforia gastronómica. Nove dias onde duas dúzias de Chefes de Cozinha mostram o que de melhor se pode fazer com o pescado, onde se pode assistir a apresentações de chefes estrangeiros e nacionais no auditório, ou simplesmente apreciar produtos gourmet em pequenas bancas. Isto tudo num recinto extremamente sofisticado, moderno e mesmo muito aprazível.
Durante estes nove dias, para além de participarmos no evento, fui acompanhando através de vários blogs a descrição das actividades diárias. Como o lado do cliente está amplamente retratado achei que seria mais a meu tom dizer-vos como são os bastidores deste tipo de evento para nós cozinheiros.
Todos os dias entre as 10h e 10.30h cinco dos cozinheiros que participam na cozinha do Umai chegam ao evento, começam a arranjar todo o peixe para o dia e a montar o espaço para os almoços. Em geral alguém traz pão para o pequeno almoço, refeição esta que normalmente é feita à vez entre as 15h e 16h quando o serviço abranda e a fome nos lembra que ainda não comemos. Os restantes dois cozinheiros do grupo chegam por volta das 11,30h com produção de comida feita no restaurante.
A partida é dada ao meio dia com os primeiros clientes a chegarem, tem o pico por volta das 14h e abranda ás 15h, e depois até ao jantar acontece o que nós chamamos de "pinga pinga". Pingam sempre clientes, o suficiente para não nos podermos afastar muito e esticar a perna. A azáfama do almoço repete-se ao jantar e por volta da meia noite fecha-se a "tasca", arruma-se tudo, conta-se o número de pratos servidos - 500, 600 - ... e amanhã é outro dia.
São nove dias, vezes 14 horas, sem dia de folga.É só para os "duros", quem passa esta prova sem se queixar aguenta restauração sem problemas.
Mas o cansaço deixa as suas marcas, e nas 3 edições do Peixe em Lisboa houve sempre alguém que batesse com o carro, resultado da fadiga.
Apesar disso estamos sempre prontos para mais um ano. Não há melhor momento de contacto com os colegas de profissão do que nestes nove dias. Durante o resto do ano nunca temos tempo para nos visitarmos uns aos outros pois os horários não permitem, mas nesta semana o convívio é impagável.
As trocas de comida entre restaurantes são uma roda viva, quando os vizinhos do lado batem à porta e perguntam " Já comeram ? Nós temos ali sardinhas, querem ?", fazem com que esqueçamos a dor que nos mói o corpo e nos invada uma sensação de calor e carinho ( obrigada Helder !).
Findo estes nove dias de pescado todo o dia, só vos posso dizer que o desejo geral é por carne! AL

0 comentários:

Enviar um comentário