Dia do Mercado - Doces e travessuras

quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Surpresas e diabruras é o que estamos a preparar para este dia do mercado...ou não fosse 5ªfeira a noite das bruxas!!!
Trajar a comida com vestes inesperadas e propôr sabores inusitados é a nossa missão...mas não se preocupe porque as partidas vão ser brandas!
Agora só falta baterem à nossa porta! Apareça...

Dia do Mercado - Burger fever

quarta-feira, 23 de outubro de 2013
A moda dos hamburgers instalou-se…mais sofisticados ou mais rústicos, as opções são muitas! Noutros tempos só tínhamos que dar preferência à existência de queijo ou acrescentar mais ketchup e mostarda à nossa suculenta sanduiche, agora as conjugações são infinitas, entre molhos, acompanhamentos, tipo de carne e, claro, o pão!! Bolo do caco, pão de alfarroba, pita ou focaccia vieram substituir o simples pão de brioche com sementes de sésamo branco.
As experiências sobre este tema realizam-se no mundo inteiro, nos Estados Unidos, o Chef Keizo Shimamoto, depois de uma viagem ao Japão, apresentou numa feira em Nova Iorque uma versão bem original do clássico ramen burger servido no Japão, onde o pão foi substituído por duas “bolachas” de massa cozida e depois frita, nascendo assim a febre do Ramen Burger!!
Por aqui ideias não faltam…sushi burger, thai burguer, uma opção vegetariana (indian burger), e, claro, o ramen burger, entre muitas outras!!
Esperamos por vocês para mais uma viagem pelo mundo asiático!!

Dia do Mercado - Kaiseki (Japão)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Esta semana decidimos fazer um percurso pelo Japão para mostrar pratos diferentes e que nos apaixonam tanto como o sushi.
Kaiseki era, originalmente, uma refeição simples servida aos monges. A palavra kaiseki quer dizer pedra quente sob kimono. Reza a história que, durante as orações da manhã e da tarde, os monges colocavam uma pedra quente junto do estômago para acalmar a fome. Mais tarde, estes pratos começaram a ser servidos durante a cerimónia do chá, pois acreditavam que o chá sabia melhor se as pessoas não estivessem de estômago vazio. Actualmente, kaiseki deixou de ser uma opção simples e estritamente vegetariana, adicionando pratos de carne e peixe e transformando-a num sofisticado banquete com vários pratos servidos em diferentes porções.
O tipo de comida servida varia consoante os meses, utilizando-se apenas os ingredientes mais frescos que a estação oferece e o que o mercado local propõe...um kaiseki servido em Kyushu é diferente de um kaiseki servido no norte de Honshu.
Kaiseki pode ser composto por 6 a 15 pratos, tendo muitas vezes uma ordem específica. Nós por cá, vamos tentar seguir esta regra e apresentar pratos da cozinha japonesa que o vão surpreender!
Esperamos por si amanhã, 5ªfeira, para mais um Dia do Mercado!!



Dia do Mercado - Vinhos

quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Não sei se foi por ser início de Outubro, ainda em plena época de vindimas, ou pelo facto de estarmos a participar no concurso "gastronomia com Vinho do Porto" que, ao perguntar ao chefe qual era o tema do Dia do Mercado, ele respondeu prontamente: Vinhos! Normalmente, debatemos um pouco sobre o assunto, mas desta vez nem me deixou opinar, nem massacrá-lo com os meus devaneios... enfim, vinhos será!
Depois explicou-me melhor a sua ideia, agarrar nos vários tipos de vinhos, tinto, branco, rosé, espumante e vinhos fortificados ‒ vinho do Porto, da Madeira, Moscatel, entre outros ‒ e encontrar pratos asiáticos em que um determinado tipo de vinho funcione como agente de exaltação de sabores. "A ideia não é camuflar os sabores, é fazer com que os ingredientes utilizados brilhem e sobressaiam ainda mais!". Eu, prontamente respondi: Siiim, chefe! (quase reproduzindo a tensão de uma Hell's Kitchen!).
Assim sendo, 10 pratos de inspiração asiática em combinação perfeita com diferentes vinhos é a nossa proposta para esta 5ªfeira! Esperamos por si, no Umai Chiado!!

Dia do Mercado - Outono

quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Bem sei que não apetece muito a chuva e o frio, mas é sempre bom comemorarmos a chegada de uma nova estação - o Outono!
Esta época traz-nos produtos característicos e bem apetitosos, como as castanhas, as abóboras, as romãs, as maçãs, os cogumelos…entre muitos outros. Elaborámos um menu ao redor de todos estes ingredientes associando-os com sabores, cores e texturas bem asiáticas.
É já amanhã, 5ªfeira, no Umai Chiado este vosso dia do Mercado!!