Dia do Mercado - Passagem dos portugueses pela Ásia

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
A culinária asiática é muito vasta e de sabores bem distintos. A maioria dos países que compõe o Sudeste asiático sofreu influência chinesa, mas não é a única...A gastronomia portuguesa também tem grande contribuição na culinária desses países. Foram os portugueses que introduziram alimentos como frutas, legumes, pimenta, manteiga, entre muitos outros ingredientes.


A tenpura, um prato clássico da culinária japonesa, foi levada pelos portugueses ao Japão no século XVI. Diz-se que os navegadores portugueses, que ao permanecerem muito tempo a viajar, precisavam conservar a comida, por isso, mergulhavam o alimento na gordura animal – conservante natural. Quando iam consumir, apenas retiravam a comida da banha animal e colocavam numa panela, a própria gordura acabava por fritar a comida. O que deu origem à tenpura!!

Outro método de conservação que deu precedência a pratos bem característicos, é a conservação em vinagre. Carnes, aves e peixes, especialmente em longas viagens, eram mantidos em vinagre que os impedia de se deteriorarem durante meses...assim surgiu o escabeche, técnica muito utilizada no Japão (Namban zuke).

Entre alimentos, técnicas e experiências várias são as influências deixadas pelos gloriosos navegadores portugueses no Oriente! Esta semana dedicamos o nosso Dia do Mercado a todos esses prestigiosos contributos...

Não perca, já esta 4ªfeira!!

0 comentários:

Enviar um comentário