Dia do Mercado - Conservas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Desde os tempos da QB que ouço-os falar com entusiasmo de conservas... Lembro-me, por exemplo, de, nessa época, estarmos a pensar em temas para aulas e o Paulo dizer, por que não fazemos sobre conservas caseiras? Eu pensei: Conservas?? Não está bom da cabeça!? Mas o certo é que passados estes 9 anos, ainda é um tema que causa alguma animação por aqui!
Hoje em dia, as conservas ganharam outro estatuto! Exemplo disso são os restaurantes que abriram entretanto onde o protagonismo das mesmas suplanta os restantes elementos, trabalhando conservas de peixe nacional, potenciando, assim, a qualidade destes produtos. Em várias lojas destacam-se antigas conservas a brilhar nas prateleiras como objectos de design. As próprias conserveiras nacionais, preocupadas com a imagem das suas latas, lançam concursos de design ou convidam artistas a desenvolverem imagens para os seus produtos... enfim, passados estes anos, as latas de atum que a minha avó (faz este mês 100 anos, não podia deixar passar!) sabiamente abria para um almoço de verão, tornaram-se numa paleta imensa de sabores e combinações inusitadas que percorrem extensos corredores de supermercados e lojas gourmet!
Mas muito antes da moda, as conservas surgiram para garantir que os alimentos estivessem disponíveis em épocas de pouca produção, como durante a guerra, ou em locais recônditos onde o abastecimento era difícil. Foi em França a pedido de Napoleão que surgiu pela primeira vez comida enlatada, com o intuito de levar alimento para a frente da batalha. Mas a conservação de alimentos é de há muito explorada e testada por vários povos.
Na Ásia existem vários exemplos, o sushi, que nasceu de uma antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado, o kimchi, couve em pickles, que disponibilizava durante os longos meses de inverno alternativas quando os legumes frescos eram escassos, ou na China, onde os trabalhadores recebiam alimentos em conserva durante a construção da Grande Muralha.
Animados com as ideias que vibram nas suas cabeças, como a conserva ao estilo filipino com codorniz, tenpura de sardinha em conserva, escabeche japonês de pregado, entre muitas outras combinações, o Paulo e a Anna já estão na cozinha, a "conservar"!
MB

0 comentários:

Enviar um comentário