Dia do Mercado - Dim Sum

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Os Dim Sum foram popularizados pelas casas de chá chinesas que serviam estes pastelinhos a acompanhar o chá, mais habitualmente pela manhã, mas pouco a pouco foram-se estendendo a todas horas do dia. Há quem conte outra história, isso é, que foram criados pelo chef de um imperador chinês interessado em conhecer a comida de todos os cantos do seu domínio. Para lhe agradar, o cozinheiro reuniu todos os sabores e preparou uma espécie de menu de degustação: recheou pequenos pastéis de massa fina com um pouco de cada prato. E assim surgiram os Dim Sum.
Mas histórias à parte, esta semana decidimos mostrar-vos as várias combinações que foram criadas pelos países vizinhos da China que, rapidamente, adaptaram e desenvolveram dumplings próprios e distintos. Países como a Coreia, Tibete, Malásia ou mesmo o Japão possuem vários exemplos destes pastelinhos. Amanhã, 5ª feira, propomos momos, siumai, bao zi, curry puff, mandu, entre muitos outros, com diferentes recheios e confecções.
No Oriente, estas delicadas iguarias são também preparadas em momentos de confraternização, alegria, partilha, é o que propomos para amanhã! Uma noite bem passada!!

0 comentários:

Enviar um comentário