Dia do Mercado - Bali

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
A pequena ilha do imenso arquipélago da Indonésia inspirou-nos esta semana não só pela sua beleza inigualável mas principalmente pela sua gastronomia e, muito especialmente, os seus grelhados! Pequenos espetos de carne, peixe ou legumes combinados com um delicioso molho de amendoim (satay) ou enriquecidos com vários tipos de sambal exóticos e picantes fazem parte da proposta desta semana.
Tal como a maioria dos países da Asia, a cozinha balinesa é rica em especiarias. Muitos balineses utilizam, como base de muitas receitas, uma mistura de especiarias chamada Gede, que se prepara em grande quantidade. Esta mistura consiste geralmente em cebolinho, alho, pimenta, sal, gengibre, galanga, pasta de camarão e sal.
O arroz é o produto mais cultivado em Bali, a sua superfície é repleta de vulcões o que torna o solo fértil e muito rico em nutrientes e sais minerais. O arroz faz parte do regime diário tradicional balinês, onde é consumido frito (goreng), ao vapor (pusih), acompanhado de verduras, carne ou peixe.
Entre as receitas mais típicas da ilha surge o sate babi (espetadas de porco, frango ou carne aromatizadas e com molho picante de amendoim), o bebek betutu (frango ao forno), o babi piang (bacon de porco com gengibre e anis). As sobremesas são muito doces para balancear os sabores intensos e bem temperados...
Acompanhe-nos nesta viagem de paladares sem ter de se preocupar com vistos e passaportes!! O embarque é já esta 5ª feira, no Umai Chiado!

0 comentários:

Enviar um comentário