Dia do Mercado - Tibete

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Numa altura em que praticamente já visitamos todo o extremo Oriente, faltava o Tibete, que é um País absorvido pela gigante China e, que após 61 anos de ocupação o seu povo ainda procura a independência.De nada servem as vozes dos monges e activistas pelo mundo fora que tentam ano após ano a justiça para um dos povos mais pacíficos do mundo e que procura através da meditação e oração resolver um problema que teima em ficar e gradualmente eliminar uma cultura única e mística.
Politica à parte, vamos falar da alimentação duma região do mundo com montanhas e lagos escondidos, que depois de descobertos deixam-nos encantados com tamanha beleza.
As grandes altitudes (4500 metros) e o clima rigoroso dificultam o cultivo, sendo a cevada o principal ingrediente da alimentação Tibetana, com ele preparam-se massas e pães. O leite de iaque é também muito importante visto dele se preparar o queijo fresco, manteiga e iogurte, sendo este ultimo muito apreciado e utilizado em ocasiões festivas e especiais. O chá amanteigado feito a partir de chá preto prensado, sal e manteiga, é a bebida nacional, que ajuda a manter o corpo quente e a alma desperta nas longas noites de meditação.
Esta 4ºfeira vamos tornar o nosso mercado numa rua de Lhassa cheia de vida e comercio a 3,500 metros de altitude...PM

0 comentários:

Enviar um comentário