Dia do Mercado - Laos

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sa Baidee! (bem vindos!)
De volta ao "triângulo dourado", faltava-nos visitar Laos- a terra dos mil elefantes.
Este pequeno país, que fica rodeado por 5 vizinhos de "peso"gastronómico (China, Tailândia, Vietnam, Cambodja e Burma) tem como sua maior fonte de riqueza o rio Mekong, que para alem de fornecer peixes e mariscos faz fronteira natural com alguns desses países.
A sua gastronomia pode-se considerar comida de camponeses, onde o crú predomina e as ervas aromáticas são uma constante. O arroz mais uma vez está presente em todas as refeições e sendo o glutinoso o favorito.Os temperos são simples, recorrendo ao molho de peixe caseiro, malaguetas, lima, erva limeira e coentros.Existem muitas parecenças com a cozinha Tailandesa, o que não é de estranhar, uma vez que ao longo dos séculos, os conflitos e também comercio terem sido uma constante.
Mais uma vez, esta 4ºfeira vamos-nos focar nas diferenças e particularidades da cozinha de Laos (podem ficar descansados que ainda não é desta que vamos usar insectos ou larvas ou ovos de galinha já chocados).
Portanto são mais 10 novos pratos de um mercado exótico do extremo Oriente, e mais 4 novas sobremesas de inspiração Asiática.PM

0 comentários:

Enviar um comentário