Dia do Mercado - Ano Novo Chinês

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Ao longo dos tempos foram surgindo inúmeras lendas sobre a origem do ano novo chinês. A mais comum conta a história de um monstro, o Nian (que em chinês moderno significa Ano), que se alimentava de pessoas antes do início de cada ano. Um velho sábio encontrou uma maneira de enganar o monstro e fazê-lo desaparecer! Usou cores fortes, vermelho e dourado, e barulho (fogo-de-artifício), o monstro nunca mais voltou!!  
No dia 10 de Fevereiro inicia-se a comemoração do novo ano chinês...damos entrada  ao Ano da Serpente!!! São 15 dias recheados de diferentes rituais, desde orações, visitas a familiares, comidas especiais, culminando no Festival das Lanternas, onde as pessoas saem à rua com lanternas coloridas, algumas delas autênticas obras de arte, pintadas com aves, animais, flores, cenas de lendas e histórias.
À volta da mesa dispõem-se várias iguarias próprias da ocasião, costumam preparar peixes, que simbolizam o dinheiro, pratos com arroz para terem prosperidade, comem massas pois crêem que traz longevidade, e comem frutas, como a tangerina, que acreditam dar sorte.
Esta 5ªfeira vamos tentar traduzir todos estes simbolismos em sabores e texturas!
Esperamos por si, no Umai Chiado, para desejarmos Gung hei fat choi!!!

0 comentários:

Enviar um comentário