Dia da Mulher

sábado, 8 de março de 2014

A comemoração do dia da Mulher pôs-me a pensar no que significava para mim ser mulher na minha actividade profissional.
A palavra que imediatamente me ocorre é "oportunidade", sim senhor, eis uma palavra que normalmente em restauração não é associada ao facto de se ser  mulher, são longas horas, o trabalho é pesado,  há uma grande dificuldade em conciliar com a família principalmente no horário dos jantares, tantas outras coisas contra, mas "oportunidade" é o que me vem logo à cabeça.
Por isso é melhor explicar:
O primeiro Chefe que me contratou disse-me um dia, que tinha tido sempre o sonho de ter uma cozinheira no Teppan (chapa quente japonesa) e ali estava eu para cumprir esse sonho!
Eis que o facto de ser mulher deu-me a oportunidade profissional de à 15 anos ser a primeira Portuguesa a entrar numa cozinha Japonesa (em Portugal),  de ser a primeira a fazer Teppan e para grande admiração dos nossos clientes Japoneses da altura, a primeira a fazer Sushi.
E tudo o resto para ter chegado à chefia de uma cozinha devo ao facto de não acreditar que uma mulher  tem menos capacidades que um homem (inclusive para carregar sacas de arroz!).
Obrigado aos meus colegas Homens que nunca me trataram de modo diferente por ser miúda , e obrigado por só permitirem palavrões na cozinha nos meus dias de folga!

Hoje vou  comemorar o dia da Mulher celebrando esta oportunidade que me é tão querida, por isso quem quiser me dizer um olá, apareça pelo Izakaya ao jantar porque o sushi bar vai ser meu! AL

Izakaya do Umai - R. Cruz dos Poiais, 89. Tm - 919 85 86 80

Curso de Sushi-express

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Duas aulas onde vão aprender a fazer sushi, descobrir os segredos dos ingredientes utilizados e no final saborear a refeição que fizeram!!! Entradas e sobremesas também fazem parte da estrutura da aula!
Os seus amigos estão desejosos pelos jantares japoneses que há tanto tempo anda a prometer!! Não adie mais...
Curso de sushi express dias 22 e 29 Março das 10h00 às 14h00, valor 120€

Mais informação no blog em "aulas", ou por email:
umairestaurante@gmail.com
967 271 281 / 919 85 86 80

Ideias para o Natal

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Anna Lins reuniu algumas ideais para surpreenderem os vossos amigos e familiares com presentes originais e deliciosos!!
Trufas de chocolate com sabores asiáticos, bombons de corte crocantes, pinheirinhos doces, tudo envolto em delicados origamis...são algumas das sugestões!! Receitas de bolos e bolachas em frascos...enfim, mil e uma ideias para criarem os vossos próprios presentes de Natal...não vem mesmo a calhar?!
Dia 14 de Dezembro das 10h00 às 14h00 - valor 40€
 

Menu Umai Experience

quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Para satisfazer os fiéis seguidores do Dia do Mercado vamos continuar a dinamizar as 5ªfeiras à noite com um menu de degustação "Umai Experience"...uma proposta de pequenas e deliciosas iguarias, sabores e texturas asiáticas onde o Chefe pretende explorar semanalmente diferentes combinações de aromas e paladares...     
Deixe-se levar pelas mãos do Chefe e embarque nesta viagem de sensações inesquecíveis!!


Dia do Mercado - Até já...

quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Foram várias as viagens que proporcionámos através do palato, sabores que, com prazer, explorámos e servimos, ingredientes diversos, conhecidos de uns e desconhecidos de outros. Foram vários os menus que estruturámos (nem sei contabilizar quantos!), pois desde a Bica de Sapato, há 10 anos atrás, que o menu de degustação "Dia do Mercado", nessa altura chamado "Dia dos Sabores", era pensado e apresentado.
Uns com mais sucesso que outros, foram várias as propostas que demos a provar...vários países, diferentes destinos, tudo ao redor do sudoeste asiático. Para nós, foi uma magnífica experiência!!
E, porque queremos iniciar outras viagens, outros conceitos, outras propostas, vamos fazer uma pausa no "Dia do Mercado"...
Em breve apresentaremos novas abordagens e dinâmicas para que as vossas noites de 5ªfeira continuem de diferentes e no
vas experiências gastronómicas!! 
PM

Dia do Mercado - India

quarta-feira, 6 de novembro de 2013
A diversidade é uma característica marcante na geografia, cultura e comida indiana. A culinária indiana varia conforme a região, e pode ser dividida em 4 categorias: norte, sul, leste e oeste, refletindo a demografia variada deste "subcontinente".
A comida é uma parte importante da cultura indiana, desempenhando um papel tanto na vida diária quanto nos momentos festivos.
Considerada por alguns como a culinária mais diversificada do mundo, cada ramo da cozinha indiana caracteriza-se por uma ampla gama de pratos e técnicas culinárias.
O uso de grande variedade de especiarias faz parte integrante da preparação das comidas para acentuar o sabor e criar aromas únicos.
As especiarias mais importantes na culinária indiana são pimentas, sementes de mostarda preta, cominho, curcuma, feno-grego, semente de coentro, cravinho. As misturas de especiarias mais populares são Garam Masala (uma combinação de 5 ou mais especiarias secas torradas e reduzidas a pó) e Tikka Masala. Algumas folhas são usadas na culinária indiana, as folhas de caril, de coentro, e hortelã. Nos pratos doces são usados cardamomo, noz-moscada, açafrão e essência de pétalas de rosa. 
Uma combinação de todos estes aromas é o que vamos apresentar neste Dia do Mercado... juntando picantes, aromáticos e cores vibrantes.
Deixe-se levar por este destino de numerosos sabores…
Esperamos por si para mais um Dia do Mercado!!

Dia do Mercado - Doces e travessuras

quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Surpresas e diabruras é o que estamos a preparar para este dia do mercado...ou não fosse 5ªfeira a noite das bruxas!!!
Trajar a comida com vestes inesperadas e propôr sabores inusitados é a nossa missão...mas não se preocupe porque as partidas vão ser brandas!
Agora só falta baterem à nossa porta! Apareça...