Dia do Mercado - Kaiseki (Japão)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Esta semana decidimos fazer um percurso pelo Japão para mostrar pratos diferentes e que nos apaixonam tanto como o sushi.
Kaiseki era, originalmente, uma refeição simples servida aos monges. A palavra kaiseki quer dizer pedra quente sob kimono. Reza a história que, durante as orações da manhã e da tarde, os monges colocavam uma pedra quente junto do estômago para acalmar a fome. Mais tarde, estes pratos começaram a ser servidos durante a cerimónia do chá, pois acreditavam que o chá sabia melhor se as pessoas não estivessem de estômago vazio. Actualmente, kaiseki deixou de ser uma opção simples e estritamente vegetariana, adicionando pratos de carne e peixe e transformando-a num sofisticado banquete com vários pratos servidos em diferentes porções.
O tipo de comida servida varia consoante os meses, utilizando-se apenas os ingredientes mais frescos que a estação oferece e o que o mercado local propõe...um kaiseki servido em Kyushu é diferente de um kaiseki servido no norte de Honshu.
Kaiseki pode ser composto por 6 a 15 pratos, tendo muitas vezes uma ordem específica. Nós por cá, vamos tentar seguir esta regra e apresentar pratos da cozinha japonesa que o vão surpreender!
Esperamos por si amanhã, 5ªfeira, para mais um Dia do Mercado!!



2 comentários:

Anónimo disse...

sera possível saber o preço dos menus do dia do mercado ?

Paulo + Anna disse...

Caro Anónimo
o dia do mercado no Umai tem um preço de 29€ por pessoa e são 30 pratos de degustação.
Muito obrigado.
Paulo Morais

Enviar um comentário