Dia do Mercado - Ervas aromáticas

quarta-feira, 24 de julho de 2013
Muitas vezes esquecemo-nos de realçar a importância das ervas aromáticas nos pratos que confeccionamos...e são tantas as que utilizamos! Cebolo, lemongrass, coentros, cebolinho, tomilho, manjericão, shisô, entre muitas outras. Decidimos elogiá-las e elaborar um dia do mercado onde as ervas aromáticas serão as protagonistas! 

Ao longo da história, as ervas aromáticas têm sido amplamente utilizadas  tanto para fins culinários, como medicinais, ou até pelas suas propriedades conservantes. Os Sumérios, em 5000 a.c., usavam o tomilho pelas suas propriedades medicinais. No século IX, o Imperador Carlos Magno defendia que "as ervas aromáticas são o amigo dos médicos e os elogios dos cozinheiros", sugerindo precisamente a sua duplicidade no desempenho.


Para além de estimularem o apetite  intensificando o sabor e aroma dos pratos, as ervas aromáticas têm ainda o mérito de proporcionar uma diminuição do aporte de sódio, sendo uma excelente alternativa à adição de sal como tempero garantindo, assim, pratos saudáveis e saborosos.
Kinuta de shisô, peixe em crosta de rama de wasabi, maki de salicórnia e um siumai com manjericão-limão!! Estas são algumas das propostas para esta 5ªfeira para mais um Dia do Mercado!!

0 comentários:

Enviar um comentário