Dia do Mercado -Drinks & co.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

 Existem casamentos perfeitos e outros...nem tanto! No caso da associação entre comida e bebida muitas vezes as opiniões divergem, por isso esta semana decidimos aprofundar este tema e tentar perceber o que combina com o quê. Deixamos-lhe a si a sentença final!
Gin, vodka, vinho do Porto, rum, whisky e claro, saké!
Mas vamos lá a um pouco de história...
O saké ou nihonshu é uma bebida alcoólica feita basicamente de grãos de arroz e água, que pode ser bebida gelada ou quente. O seu teor alcoólico varia entre 15% e 20%. Há duas variedades de saké refinado: okarakuchizake (saké seco) e o amakuchizake (saké doce). O preferido da equipa Umai é o doce (Manahime Jyumai)!!
Do whisky desconhece-se quem foi o seu primeiro produtor, mas fontes históricas atribuem a um cientista árabe o crédito da invenção do processo de destilação, isto no séc. VIII. Os monges europeus aprenderam a técnica da destilação com os árabes e assim espalharam as técnicas de produção por toda a Europa entre os séc. XII e XV. Com a onda de imigração de irlandeses e escoceses para os Estados Unidos e Canadá,  a produção de whisky proliferou rapidamente por toda a região, aproveitando assim os seus excedentes de centeio e milho.
Em 1918, Masataka Taketsuru, um cientista japonês, instalou-se na Escócia a fim de aprender a arte da destilação e da produção de whisky. Mais tarde, e já casado com uma escocesa, volta para o Japão e, juntamente com Shinjiro Toriiinaugura a primeira destilaria de whisky japonesa, a Yamazaka, usando os tradicionais "Alambiques" de cobre, tornando-se na primeira destilaria com estas características a ser construída fora da Escócia.
Torii foi igualmente um dos impulsionadores na distribuição de vinhos oriundos do ocidente, de Portugal inclusive. Em 1907, aperfeiçoou a sua receita de vinhos licorosos e lançou o seu primeiro vinho japonês, o Akadama Port Wine. Mas o seu grande sucesso manteve-se no mundo do whisky...
Ao gin a Ásia acrescentou algumas especiarias que deram características singulares a esta bebida. Um toque exótico com a inclusão de olho de dragão (China), sementes de papoila branca (Turquia), folhas de lótus (Ásia), alcaçuz (China) e canela (Ásia), entre outros aromas.


Mas o melhor é deixarmos alguns segredos para desvendar esta 5ª feira. São 10 as combinações que vamos preparar utilizando estas bebidas...camarão salteado com malagueta e gin, peixe em folha de bananeira com martini, panna cotta com mojito, são alguns exemplos.
Esperamos por si hoje para mais um Dia do Mercado!

0 comentários:

Enviar um comentário