Dia do Mercado - Vietname

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Vietname é um país comprido e estreito situado no sudoeste da Ásia, com o mesmo tamanho da Itália ou do Japão.
A China limita-o a norte, o Cambodja, o Laos e o Golfo de Tailândia a oeste, e o mar da China meridional a este.
A geografia do país tem um papel importante na sua gastronomia e, embora uma grande parte seja montanhosa, também possui uma ampla orla marítima que proporciona uma grande variedade de peixes, um dos principais alimentos da dieta vietnamita. O arroz, o pilar da dieta de todos os países asiáticos, tem um papel predominante na culinária deste país, sendo cultivado por todo o território.
A gastronomia do Vietname varia consoante as regiões, já que o clima afecta a disponibilidade dos produtos e acusam as influências de outros povos: a norte identifica-se com a chinesa e a cambojana e a sul é notória a influência francesa (os antigos colonizadores).
No norte existem muitos pratos salteados ou guisados, confecções mais demoradas onde a utilização de carnes como o pato, frango ou porco, é bastante comum, no sul, onde o clima tropical proporciona maior variedade de ingredientes, os pratos típicos contêm uma grande variedade de frutas e legumes, bem como a utilização da cana-de-açúcar, como o Cha tom (camarão com cana-de-açúcar). Os alimentos são cozinhados rapidamente ou comidos crus. A utilização de wok ou chapa é muito comum nesta zona.
Para nós, o que mais nos atrai na cozinha vietnamita são as combinações entre salgado, doce e picante, o equilíbrio dos sabores.
Os conflitos e antagonismos políticos que durante séculos dominaram estas paragens são esquecidos quando saboreamos pratos como o Bun cha, iguaria geralmente confeccionada na rua em pequenas "bancas", ou um típico Phô Bo, um caldo aromático servido com fatias de carne e ervas aromáticas.
Muito mais do que a memória de uma guerra, o Vietname é um país lindo com uma gastronomia invejável e quem por lá passa retém na lembrança uma cozinha rica e delicada, onde ressaltam a textura e a frescura.
Por todas essas razões, esta semana, decidimos recriar algumas receitas típicas deste país com a marca característica do Umai!!
 

0 comentários:

Enviar um comentário