Familia

quinta-feira, 9 de agosto de 2012
A Familia é um conceito de hotelaria muito antigo, não , não é como lá em casa, a mãe o pai e restantes, nem à laia de mafia Italiana mas tem o seu quê de semelhança.

A Familia começa por ser um sector da cozinha, uma "partida", passo a explicar, a cozinha é divida em partidas (secções), cada uma com um titulo pomposo herdado da cozinha francesa, "saucier", "poissonier", "guarde-manger" e que definem o que se passa por lá, a "familia" é o parente pobre que se ocupa da comida do pessoal, e daí partiu o hábito de nos referirmos ao staff como a Familia.

Eu não sei como se passa nos outros restaurantes mas connosco a Familia transcende a hora da refeição, afinal passamos mais tempo com os nossos colegas de trabalho do que com a verdadeira família.
Vimos crescer relações, desenrolarem-se namoros, sofremos com as desilusões com as separações, festejamos casamentos, e bebés novos. Aturamo-nos uns aos outros como aqueles casais velhos que já sabem ignorar o mau feito do outro, porque sabemos que no final vale a pena.
Quando há aniversários fazemos grandes festas com direito a almoço especial, bolo, e algumas surpresas. O Natal já tem uma tradição própria, onde se junta a familia daqui com a lá de casa, crianças e animais de estimação à mistura! Mas não é só nos dias felizes que nos juntamos, nos dias de tristeza quando alguém perde um familiar há sempre um (ou vários) ombros amigos. E o principal de tudo, com uma Familia como esta, não custa sair de casa e vir trabalhar ....
Obrigada Familia por serem como são! AL

0 comentários:

Enviar um comentário