Dia do Mercado - "Comer com as mãos"

terça-feira, 17 de julho de 2012
Engane-se quem pense que nos países asiáticos o mais comum é comer com pauzinhos...Comer com as mãos é vulgar em várias regiões da Ásia, em quase toda a África e Médio Oriente.
Existem regras e normas a seguir, a etiqueta é essencial nas culturas que usam as mãos para comer, e a arte e o ritual da prática são razões por que tanta gente a aprecia. A lavagem das mãos é por regra o primeiro passo; nas comunidades muçulmanas, a oração de agradecimento vem em seguida. Só então é que a pessoa pode comer, usando a mão direita, pois a esquerda é considerada imunda, utilizada para a higiene pessoal. Na Índia, é mais educado usar o polegar, o indicador e o dedo médio e deixar apenas as dois primeiros juntos a tocar na comida.
Os detalhes diferem de um lugar para outro, mas geralmente o arroz ou o pão é usado para levar os outros alimentos à boca — no caso dos indianos, há o roti e o naan; dos etíopes, o injera e, no Médio Oriente, a pita. Os africanos da região central e do sul transformam tubérculos ou milho numa massa viscosa, como o fufu ou o ugali, que usam como um tipo de "colher" comestível.
Já se encontram vários restaurantes nos Estados Unidos, onde chefs famosos sugerem aos clientes comerem com as mãos porque entendem que isso aumenta a conexão sensorial com a comida.
A nossa paixão pela Ásia e sua cultura motivou-nos a desenvolver um Dia do Mercado dedicado a este hábito de comer com as mãos. Assim, amanhã propomos uma viagem pelo sudoeste asiático   (Vietname, Camboja e Tailândia) para que se deliciem com esta experiência sensorial. Receitas frescas e coloridas são as nossas apostas para esta 4ªfeira que se espera bem quente...
Esperamos por si!
MB

1 comentários:

Anónimo disse...

Que pena ... poucos minutos depois de anunciarem o tema do mercado e já estão cheios :-( não se esqueçam de repetir e parabéns a quem conseguiu um lugar :-)

Enviar um comentário