Dia do Mercado - Sri lanka

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Esta semana decidimos viajar para o sul da Ásia...vamos "visitar" o Sri lanka (antigo Ceilão), país insular localizado a sul da Índia, no Oceano Índico.
Na gastronomia deste país é facilmente detectada a influência dos paises vizinhos e dos domínios de outras nações que por lá passaram. Persas, árabes, chineses, portugueses, holandeses, ingleses, são vários os contributos, mas a mais marcante é sem dúvida a influência indiana.
Nos mercados vemos uma grande variedade de frutas exóticas, com diferentes cores e texturas, mas são as especiarias que nos chamam mais a atenção! Até existe um jardim, em Matale, onde estão representadas várias especiarias, e com a  ajuda de um guia ficamos a conhecer como as mesmas são processadas e qual a sua aplicação culinária ou medicinal. Uma verdadeira floresta de cheiros!!
Nós por cá, fomos buscá-las ao Martim Moniz, e não só, também temos uma boa colecção de especiarias que vamos trazendo das nossas viagens, para tentar apresentar-vos alguns dos aromas e combinações mais característicos do Sri Lanka! Claro que o caril estará presente!
Não podemos esquecer o chá, o produto mais cultivado neste país tropical, quente e húmido, com terrenos acidentados e boas altitudes (condições perfeitas para um produto excelente), tornando-se durante anos um dos principais exportadores de chá do mundo!
Acompanhe-nos nesta viagem de aromas! Ainda tem umas horas para fazer as malas...o embarque é amanhã, 4ªfeira, a partir das 19h30, no Umai!
Até lá!

0 comentários:

Enviar um comentário