Dia do Mercado - Myanmar

quarta-feira, 28 de março de 2012
Alguns chamam-lhe Burma, outros Myanmar e uns poucos ainda adoptam o termo Birmânia para se referir a este misterioso e fascinante país.
Pouco explorado a nível turístico devido à sua instabilidade política e aos permanentes confrontos, é também conhecido como a "Terra do Ouro" pelas suas riquezas naturais e a generosidade do seu clima.
Esta nação faz fronteira com diversos países asiáticos, aspecto que definiu muito as características da sua cultura. Tal como em muitos países da Ásia, em Myanmar combina-se a herança chinesa e hindu, junto a outras raças e crenças ainda que em menor grau, originando uma diversidade étnica que contribui para a formação da multiculturalidade do país.
Mas Dia do Mercado é dia de experiências gastronómicas e este país é bem rico nesse campo!
A sua fronteira com alguns dos países mais influentes da gastronomia mundial (Índia, China e Tailândia), a proximidade de um mar rico em peixes e mariscos, a presença de rios enormes e deltas generosos, montanhas altas e densas florestas tropicais determinam a diversidade de sabores e ingredientes que o caracterizam. Por isso, esta semana decidimos explorar uma culinária pouco conhecida mas muito atraente!
Da Índia vieram as especiarias, da China as massas, o feijão de soja e seus derivados, e da Tailândia o molho de peixe e a paixão pelas ervas aromáticas nos pratos quentes e picantes. Do Budismo (principal religião) surgem os festivais com comidas e rituais típicos. O arroz é o ingrediente comum e a base da alimentação deste país.
Vamos preparar 10 pratos únicos e impressionantes, com técnicas simples mas que realçam os ingredientes e tornam a experiência marcante.
Mais uma vez estamos à vossa espera esta 4ª feira no seu "agente de viagens": o Restaurante Umai!

0 comentários:

Enviar um comentário