Dia do Mercado - Bali

terça-feira, 20 de março de 2012
Talvez pelo desejo de férias e de dias quentes esta semana dedicamos o dia do mercado a uma ilha com praias e locais fantásticos - Bali!
Situada no sudeste asiático, esta ilha do arquipélago indonésio é repleta de montanhas e possui uma grande quantidade de vulcões, sendo que alguns ainda estão activos como o vulcão Kintamani, muito visitado por turistas pela beleza do lago azul que ocupa a sua cratera. A presença destes vulcões faz do solo de Bali um local perfeito para o cultivo de arroz, por conta de sua riqueza em nutrientes e sais minerais, constituindo-se como um dos pilares da economia da ilha. O arroz faz parte do menu diário tradicional balinês, onde é consumido frito (goreng), ao vapor (pusih), acompanhado de verduras, carne ou pescado.
Outros ingredientes frequentemente utilizados são o milho e o sagu (farinha extraída do caule de certas palmeiras), sem esquecer o importante papel que desempenham as frutas tropicais.
Com sabores intensos e misturas exóticas, a cozinha balinesa, tal como a maioria dos países da Asia, é rica em especiarias. Muitos balineses utilizam uma mistura de especiarias chamada Gede como base de muitas receitas, e que se prepara em grande quantidade. Esta mistura consiste geralmente em cebolinho, alho, pimenta, sal, gengibre, galanga, pasta de camarão e sal.
Entre as receitas mais típicas da ilha surge o sate babi (espetadas de porco, frango ou carne aromatizadas e com molho picante de amendoim), o bebek betutu (frango ao forno), o babi piang (bacon de porco com gengibre e anis. As sobremesas são muito doces para balancear os sabores intensos e bem temperados...
Acompanhe-nos nesta viagem de paladares sem ter de se preocupar com vistos e passaportes!! O embarque é já esta 4ª feira!
MB

0 comentários:

Enviar um comentário