Dia do Mercado - Japonês clássico

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Esta semana decidimos viajar pela tradição da cozinha japonesa, as suas bases, as técnicas, os métodos...Para nós, é sempre um exercício agradável, pois relembramos os excelentes anos de aprendizagem que passámos no Midori, a grande escola de cozinha japonesa tradicional. Foram momentos fundamentais para a construção do nosso percurso. Aí compreendi que a minha paixão era a cozinha oriental! A metodologia, as confecções, as técnicas, sabores e texturas, tudo me apaixonou!

Vastas são as abordagens para este tema, mas decidimos agrupar as nossas sugestões deste dia do mercado pelos métodos de confecção...vamos explorar várias técnicas como os suimono (sopas), aemono (cozidos), yakimono (salteados), agemono (fritos), mushimono (vapor).


Sushi, sashimi, especialidades Umai e sobremesas também fazem parte desta nossa proposta.

Sayo, vemo-nos amanhã!

Anna

Dia do Mercado - Passagem dos portugueses pela Ásia

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
A culinária asiática é muito vasta e de sabores bem distintos. A maioria dos países que compõe o Sudeste asiático sofreu influência chinesa, mas não é a única...A gastronomia portuguesa também tem grande contribuição na culinária desses países. Foram os portugueses que introduziram alimentos como frutas, legumes, pimenta, manteiga, entre muitos outros ingredientes.


A tenpura, um prato clássico da culinária japonesa, foi levada pelos portugueses ao Japão no século XVI. Diz-se que os navegadores portugueses, que ao permanecerem muito tempo a viajar, precisavam conservar a comida, por isso, mergulhavam o alimento na gordura animal – conservante natural. Quando iam consumir, apenas retiravam a comida da banha animal e colocavam numa panela, a própria gordura acabava por fritar a comida. O que deu origem à tenpura!!

Outro método de conservação que deu precedência a pratos bem característicos, é a conservação em vinagre. Carnes, aves e peixes, especialmente em longas viagens, eram mantidos em vinagre que os impedia de se deteriorarem durante meses...assim surgiu o escabeche, técnica muito utilizada no Japão (Namban zuke).

Entre alimentos, técnicas e experiências várias são as influências deixadas pelos gloriosos navegadores portugueses no Oriente! Esta semana dedicamos o nosso Dia do Mercado a todos esses prestigiosos contributos...

Não perca, já esta 4ªfeira!!

Dia do Mercado - Coreia

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Entusiasmados com a passagem do Kimchi Bus por Lisboa decidimos revisitar a Coreia, onde a gastronomica se baseia em sabores bem estruturados e picantes. O Kimchi é rei e senhor nas mesas Coreanas, uma conserva de vegetais com diferentes temperos. No Norte da Península, o kimchi tende a ser menos salgado e apimentado, ficando com um gosto mais forte a medida que vai ao Sul.
A cozinha coreana baseia-se em grande parte na utilização de ingredientes como o arroz, noodles, tofus, verduras, peixes e carnes. Os banchan (acompanhamentos) são muito característicos desta região, são servidos junto com o arroz de grão curto. Cada prato é acompanhado por númerosos banchan.
Entre os pratos tradicionais mais consumidos está o bulgoki, um dos pratos de carne mais pedidos no Umai!!

Esperamos por si esta 4ªfeira, dia 15, para uma degustação dedicada à Coreia!!! Apareça...

Dia dos Namorados!

Se ainda não tem ideias para o Dia dos Namorados, o Umai tem uma para si!!
Crie um ambiente romântico em sua casa, prepare um cocktail bem apelativo e descontraia-se... porque da comida tratamos nós!



Elaborámos duas sugestões de menus para servir à sua cara metade...

Kit sushi Moriawase:


12 nigiris de peixes variados


8 hosomakis - tekka, sake


8 uramakis - califórnia, fuyu maki8 dragão maki - kisetsu com cobertura de salmão e house maki (atum, shitake, rúcula com cobertura de peixe branco)


4 gunkans - peixes picados e ovas



Valor: 40€



Kit sushi to sashimi


24 fatias de sashimi (3 peixes)


6 nigiris de peixes variados


8 hosomakis - tekka, sake


8 uramakis - califórnia, fuyu maki


8 dragão maki - kisetsu com cobertura de salmão e house maki (atum, shitake, rúcula com cobertura de peixe branco)




Valor:40€



Faça o seu pedido para:


tel:21 3958057


tm:91 985 86 60





Nota: o kits deverão ser levantados até às 19h00 do dia 14 de Fevereiro no Umai.

Dia do Mercado - Pescaria nos Açores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Chega diariamente ao Umai uma grande variedade de peixes...alguns de lugares mais comuns, outros de zonas das quais temos um carinho especial!

Desde o início do ano que andamos a namorar o peixe vindo dos Açores. O lírio já tinha entrada livre no Umai, mas aventurámo-nos noutras espécies.

Com a aposta na comercialização do pescado da região para o continente europeu, através de fortes estruturas de distribuição e da sua certificação, o pescado dos Açores chega ao continente em maior diversidade e em excelentes condições. As vejas, congros, bicudas, escamudos, meros, sargos, lírios, peixe-porco, peixe-serra, boca-negra, alfonsinhos, garoupas entre outros, chegam aos pratos dos continentais proporcionando diferentes confecções.

Por aqui deixamos a frescura falar por si...em finas fatias (ussuzukuri), em sashimi, em sushi ou associado a outros temperos asiáticos, são várias as criações deste Dia do Mercado!

Venha saborear o que de bom o mar dos Açores tem para lhe oferecer!

É já amanhã, 4ªfeira!!