Dia do Mercado - Vietname

terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Esta semana revisitamos o Vietname! O equilíbrio entre sabores e aromas, a dosagem certa entre o salgado, o doce e o azedo, são as características principais da harmonia da cozinha Vietnamita, considerada uma das mais saudáveis do planeta.
Invadido pelos chineses durante mil anos, conseguiram a independência em 938. Dominado pelos franceses durante o sec. XIX até à 2ªGuerra Mundial, e posteriormente dividido em duas zonas, Norte e Sul, com apoios distintos, originando o confronto armado que todos conhecemos...voltaram a unir-se em 1976. Todos estes factores trouxeram à cozinha vietnamita combinações únicas!!
Os ingredientes frescos e variados são misturados com especiarias, quase sempre cozinhados no wok. O litoral extenso traz peixes e mariscos diversos, mas também a utilização de pato, frango, porco e carne vermelha é comum em qualquer pratos desta região.
Uma cozinha rica e delicada, onde texturas e frescura ressaltam...
Elegemos alguns dos pratos que mais apreciamos....Bun Cha, uma deliciosa carne de porco grelhada (as mais saborosas são mesmo as confeccionadas na rua!!), Phò Bó, um caldo aromático servido com fatias de carne e ervas frescas, ou um espeto de camarão em cana de açucar...estas são algumas das sugestões para este dia do Mercado!!! É já amanhã....4ªfeira! Não perca! MB















0 comentários:

Enviar um comentário