Dia do Mercado - Osechi-ryori

terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Em todos os inícios de Ano Novo, lembro-me com certa nostalgia do restaurante Midori na Penha Longa, porque nesta altura preparávamos a refeição típica japonesa de Ano Novo: o Osechi ryori!
É uma refeição muito elaborada, preparada na véspera para que o primeiro dia do ano seja passado com muita calma em família...

Durante os 7 anos que lá estive, foram sempre as alturas mais movimentadas do restaurante e ao mesmo tempo aquelas com mais clientes japoneses, o que para além de me motivar mais era um desafio adicional, fazendo o grau de exigência subir muito. Para mim era uma questão de honra que tudo ficasse perfeito.

Já saí do Midori há 11 anos e entretanto não voltei a fazer o Osechi ryori, este ano pensei em fazer um dia do mercado dedicado a este tema, que tanto me agrada. Claro que fazer todos os pratos nesta altura é difícil, pois alguns ingredientes têm que ser pedidos com semanas de antecedência e para amanhã (quarta-feira) seria impossível, mas mesmo assim vamos ter 10 pratos típicos de Ano Novo japonês e 4 sobremesas de inspiração asiática. Ao longo desta semana vou tirar fotografias aos pratos e explicar o seu significado para os japoneses.

Akemashite Omedetou Gozaimasu!!! Feliz Ano Novo! PM

0 comentários:

Enviar um comentário