Dia do Mercado - Kristang

terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Kris quê??? - perguntei à Anna.
Ela - Kristang!! É o tema do próximo Dia do Mercado!!
Fiquei parada uns segundos para tentar ver se me vinha alguma coisa à cabeça...mas nada! Nem pela fonética da palavra, nem pela semântica da mesma. Um vazio...
A minha expressão deve ter sido tão óbvia que a Anna apressou-se logo a explicá-lo...Eu, aproveitei o momento, encarnei o papel dum qualquer aluno seu, e absorvi toda aquela informação.
Entre livros e imagens fui percebendo as características e particularidades desta pequena comunidade de Malaca, Kristang (Cristang em português). Esta comunidade tem origem nos antepassados portugueses, dos tempos dos descobrimentos, falavam um crioulo de base portuguesa (língua Cristang), hoje quase extinta, e eram tradicionalmente pescadores de camarão.


Após a chegada da primeira expedição portuguesa (1507), Malaca tornou-se a base estratégica para a expansão portuguesa na India Oriental. Foram muitos os incentivos para casamentos entre portugueses e malaios, que prosperaram durante vários anos. As influências e raizes deixadas pelos portugueses permaneceram mesmo após a tomada de Malaca por parte dos Neerlandeses, mais tarde cedida aos ingleses. Os guisados, a manteiga, a utilização do porco na dieta, são algumas das descendências que deixámos, originando pratos como o curry dabel (caril do Diabo), porku tambrinu (guisado de porco com pasta de tamarindo) e pang susi (pão com recheio de porco), entre muitos outros. Uma cozinha que mistura sabores e produtos locais com a tradição das técnicas europeias...uma combinação muito interessante!


Para esta 4ªfeira propomos alguns dos pratos mais emblemáticos, como o Caril do Diabo; um guisado de rabo de boi e um caranguejo com um delicioso molho de pimenta preta e manteiga!Estas são algumas das nossas sugestões!! Venha saborear estas atractivas iguarias!!


MB

0 comentários:

Enviar um comentário