Dia do Mercado - Ano Novo Chinês

terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Ontem, 3ªfeira, comemorou-se a passagem do novo ano chinês...iniciámos o Ano do Dragão!!!
O Dragão é o único dos 12 animais do zodíaco chinês que não existe na natureza, pois corresponde a uma figura inteiramente mitológica. É um "animal sagrado que participou na criação do mundo", tem olhos de tigre; bigodes de peixe; escamas sobre a pele; corpo de serpente; asas de morcego e garras de águia. Simboliza a enorme energia do fogo, em regra para destruir o que está errado e construir o que está certo.
O Dragão simboliza poder, sucesso, força, inteligência, autoridade, dignidade, bons princípios. Enfim sinónimo de bons augúrios e de boa sorte!! Na China há quem espere pelo Ano do Dragão para casar ou ter filhos, pois traz felicidade e sorte à Família.
Ao longo dos tempos foram surgindo inúmeras lendas sobre a origem do ano novo chinês...A mais comum conta a história de um monstro, o Nian (que em chinês moderno significa Ano), que se alimentava de pessoas antes do início de cada ano. Um velho sábio encontrou uma maneira de enganar o monstro e fazê-lo desaparecer! Usou cores fortes, vermelho e dourado, e barulho (fogo-de-artifício). Ainda hoje estas decorações permanecem.
À volta da mesa dispõem-se várias iguarias próprias da ocasião, como o Jiaozi, um bolinho cozido a vapor. Nesta 4ªfeira vamos reproduzir algumas das iguarias mais simbólicas, os crepes chineses, cuja côr dourada traduz a bonança, o Jai, um prato budista de legumes que serve para purificar o corpo e alma, e os ovos chineses, embebidos em soja e chá...
Esperamos por si para desejarmos Gung hei fat choi!!! (prosperidade e riqueza).

0 comentários:

Enviar um comentário