Dia do Mercado - Umami

terça-feira, 7 de junho de 2011
Esta semana vamos abordar o 5º elemento do sabor- Umami!


Como já sabemos existem 4 principais elementos do sabor : o doce, o salgado, o acido e o amargo
e em meados do século XX um cientista Japonês chamado Kikunae Ikeda, identificou o Umami, como o saboroso e delicioso, ou seja este elemento está presente nos alimentos de uma maneira natural e quando os comemos só conseguimos afirmar que a comida está boa!Complicado? Talvez não.

Mas vamos por partes:

Primeiro - a minha parte preferida- a origem do nome. Umami é a junção de duas palavras Umai e Mi. Umai já vocês sabem que quer dizer bom, saboroso, delicioso e Mi quer dizer sabor.

Segundo - o Umami ao longo do século XX foi sendo decifrado e é composto por três principais compostos : o glutamato, o inositato dissodico e o guanilato dissodico. O glutamato está muito presente nas algas konbu, o inusitado no katsuobushi(atum seco) e o guanilato nos cogumelos secos e, curiosamente estes são os principais ingredientes dos caldos Japoneses.

E por ultimo, estes compostos não são exclusivos aos alimentos Japoneses mas também estão muito presentes na alimentação Ocidental, como por exemplo o tomate maduro e o queijo são ricos em glutamato, o presunto é rico em inusitado e os porcini ou outro tipo de cogumelos secos são ricos em guanilatos. E quando num prato conseguimos combinar os vários compostos do Umami, parece que criamos comida para os Deuses e que a qualquer momento o sabor vai levantar voo...

Ficaram com a ideia? Não? Então já sabem esta 4ºfeira, mais um dia do mercado e mais um tema diferente, que tornam o nosso dia bem melhor...PM

0 comentários:

Enviar um comentário