Dia do Mercado - Filipinas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mais uma semana, mais uma viagem gastronómica... e a escolha desta semana é o país mais "Europeu" da Asia - as Filipinas!
Ao longo da sua história as Filipinas tiveram várias influencias, tais como chinesas, indianas, japonesas, americanas e espanholas. Estas ultimas foram durante mais de 4oo anos e isso como já se sabe( descobrimentos luso-espanhois)é muito marcante para a cultura de um povo!
Mas História à parte vamos falar sobre este povo de sorriso fácil e vontade de viver incrível. A sua gastronomia é mesmo um caso à parte do resto do extremo oriente, sendo os principais ingredientes coisas "simples" como por exemplo o alho, a cebola e o louro( aonde é que eu já vi isto?), é claro que o gengibre, o coco e o oleo de palma também são muito usados, mas os três primeiros estão em talvez 90% dos pratos salgados...
O adobo que é o prato nacional Filipino é uma herança Espanhola, mas o uso de ingredientes asiáticos como o molho de soja, dá um toque final muito característico da Asia. O adobo pode ser feito com frango, porco, peixe ou legumes, mas o sabor da pimenta preta, vinagre e soja são inconfundíveis, aliás este prato é considerado o "caril" das Filipinas.
Apesar de ser um arquipélago composto por mais de 7000(!!!) ilhas, este povo não abdica do consumo de carnes, sendo o porco, a galinha e o cão as suas carnes de eleição. Os pratos feitos com sangue de galinha ou porco são muito apreciados.
Esta semana na nossa selecção de 10 pratos salgados vamos ter delicadezas com "Lumpia"- crepes frescos de camarão, "Kinilaw"- peixe fresco marinado em vinagre e coco fresco, "Sinigang"- sopa acida de marisco e carambola, leitão assado e claro que vamos ter um adobo especial para alem de outros pratos e ainda 4 sobremesas de inspiração Filipina.
Como não podia deixar de ser esta 4-feira a partir das 19:30 no seu ponto de embarque para viagens gastronómicas ... O Umai! PM

(nas fotos pode-se ver os campos de arroz nas Filipinas, que são considerados umas das maravilhas do Mundo)

0 comentários:

Enviar um comentário