Dia do Mercado - Birmânia

segunda-feira, 28 de março de 2011
Politica à parte, vamos mergulhar na culinária da Birmânia (Myanmar).Um dos poucos países Asiáticos não explorados a nivel turistico (a instabilidade politica e os permanentes confrontos fazem com que as pessoas se afastem) é um diamante em bruto gastronomicamente falando... isto porque as suas fronteiras são com alguns dos países mais influentes da gastronomia mundial. Então vejamos: a India, a China e a Tailandia! Se juntarmos a isto um mar rico em peixe e mariscos, rios enormes e deltas generosos, montanhas altas e cheias de florestas tropicais, e, aproximadamente 67 diferentes etnias com culturas distintas, a Birmânia é um país a descobrir...
Por isso esta semana vamos explorar uma culinária interessante e pouco conhecida!

Da India chegaram as especiarias, da China as massas, o feijão de soja (e os seus derivados) e da Tailandia o molho de peixe, o amor pelas ervas aromáticas nos pratos quentes e picantes. Do Budismo (principal religião) chegaram os festivais com comidas e rituais típicos. O arroz é a base da alimentação e a base de muitos desses rituais.

Vamos preparar 10 pratos únicos e impressionantes, com técnicas simples mas que realçam os alimentos e tornam a experiencia marcante (nem que seja pelo picante, estou a brincar,nós não fazemos nem metade do picante que alguns pratos levam e mesmo assim são picantes).

Mais uma vez estamos à vossa espera esta 4ºfeira no seu "agente de viagens": Restaurante Umai! PM


1 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Vim aqui ter através do Cozinha com Tomates. Ainda não visitei o restaurante, mas estará para breve certamente. Vou-me inscrever na aula de street food thai!

Bom trabalho

Enviar um comentário