Aulas e mais aulas!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vamos começar o ano novo com muitas aulas!
Para todos os gostos e paladares, vamos ter aulas um pouco de todo o Extremo Oriente.
Assim para alem da aula de sushi, vamos ter aula de Wok, massas asiáticas, cozinha Thai, etc
As aulas vão-se realizar aos Sábados de manhã (10:30) na nossa cozinha do restaurante, seguido de uma refeição da comida que se aprender a fazer... Bom não é?... e terão a duração de 4 horas aproximadamente. As turmas serão de máximo 8 pessoas o que é óptimo para aprender.
Para saber mais detalhes das aulas é favor consultar o plano das aulas no lado direito do blog.
Na fotografia pode-se ver o resultado da primeira aula de sushi no restaurante Umai que se realizou em Setembro.PM

Almoço para dois?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Almoços!!!!!
É possivel explicarem-me o que é preciso fazer para vos ver à hora do almoço...???
Vamos por partes:
  • a comida é tão boa como aos jantares;
  • os preços são muito melhores que aos jantares;
  • o serviço de sala é eficiente;
  • o estacionamento subterrâneo do largo de Jesus está aberto;
  • os menus são rápidos e completos.
Então o que é que falta???
Vocês é claro... basta aparecerem!PM


As fotos são do menu Vietnamita !


Dia do Mercado!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Está para breve o regresso do Dia do Mercado!
Depois do sucesso entre 2002-2005 no restaurante Bica do Sapato, onde este dia foi criado por nós e que na altura chamava-se Dia do Sabor ( o nome original era para ser Orgia de Sabores... mas felizmente a censura não autorizou...) o dia mudou-se para Oeiras e voltou a arrastar multidões, novos fans e novos hábitos criaram-se entre 2007-2009.
Agora de volta a Lisboa onde tudo começou a dupla Anna/Paulo com a sua equipe Umai trazem até si o novo Dia do Mercado.Em breve mais detalhes sobre o evento!PM

Sabia que...



Sabia que os nossos rolos de sushi, são passíveis de serem servidos de 4 maneiras diferentes?
Eu sei que as letras pequeninas (do estilo dos contractos dos seguros) que vêm no cimo da ementa são difíceis de ler, mas por vezes vale a pena perder um pouco de tempo (tal como as dos contractos dos seguros), e descobrir um novo mundo de possibilidades.

No primeiro plano temos a versão hosomaki ou nori maki (tecnicamente o nome mais correcto é nori maki)- alga por fora, no segundo plano temos a versão uramaki (rolo invertido)- arroz por fora, em terceiro plano temos o dragão maki (o nosso asian twist) e por ultimo ao fundo a versão temaki (cone). É, realmente as letras são pequenas... mas como podem ver nas fotos as versões para o mesmo rolo tornam tudo muito mais interessante e divertido...PM

Férias...mas poucas...

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Então eu passo a explicar, em Agosto e só em Agosto, aos almoços e só aos almoços, vamos de férias.
Assim durante esse mês quentíssimo e porque as verdadeiras patroas do restaurante Umai (as nossas filhas) assim o exigiram vamos abrir só aos jantares!
Pedimos desculpa pelo incomodo mas não tínhamos outra alternativa.
Eu sei que quando falei de férias, vocês pensaram logo, que de férias já este blog está à muito tempo.PM

Santos Populares e a Sardinha !

quarta-feira, 16 de junho de 2010
Os Santos populares e a Sardinha.

Uma coisa está associada a outra e, já que no oriente não há Santos populares só deuses e lendas nós nos Santos viramos-nos para a Sardinha... esse belo peixe da nossa costa, que nesta altura do ano está no seu melhor.Portanto nos próximos 3 meses de Verão o nosso sushi e sashimi vai estar repleto de sardinha... mas outras criações irão ser apresentadas, em que a Sardinha será Rainha !

No passado dia 12 de Junho, véspera de Sto. António, recebemos
a primeira remessa de sardinha e, como é claro todo o staff teve que provar à boa maneira Portuguesa- sardinha assada c/ pão saloio e saladas - mista e pimentos assados- juntamos ainda uns pimentos padron e muita sangria!!! E claro que está - a sardinha foi aprovada , por isso a partir desta semana começa oficialmente no Umai a - Iwashi kisetsu ( época da sardinha)!

Estes nigiri de sardinha para além de serem servidos com o
tradicional gengibre fresco ralado e cebolinho, levam também a própria espinha seca e depois frita ( fica muito crocante e saborosa).
Ok agora já sabem onde podem provar ... PM

O pior nas vendas - sushi para crianças

terça-feira, 1 de junho de 2010


Há coisas que não se percebem... olhem bem para a foto, não acham que este prato devia sair mais? Se não fosse a Catarina (obrigado Catarina) nunca teria saído, e eu não tinha tido oportunidade de falar dele. É tão bonito e saboroso, que eu que não sou criança tenho vontade de o comer ... além disso hoje é um dia especial, é dia da CRIANÇA! Aliás para uma criança todos dias são especiais, tragam uma criança para experimentar que aposto que elas vão adorar. PM

PS- Os pickles japoneses é que foram o pior das vendas!
Eu adoro comê-los com arroz. AL

O campeão de vendas



Swing Maki !!!!!!!!!!!!!!!!!

Com uma vantagem confortável de mais de 50 unidades sobre o cestinho de won ton o swing maki neste 1º mês arrasou, tornando-se no mais pedido e o mais amado pelos clientes do Umai.

Mas o que é o Swing maki? Como nasceu? E porque é tão popular?

Ia já o ano de 2001 quase no fim quando o Sr. Miranda (nome não fictício) numa das suas reflexões gastronómicas propôs-me uma busca de novidades para o Sushi, ele queria provar mais coisas novas... "miminhos" como ele gosta de chamar... e eu que gosto de ser desafiado comecei a minha busca por algo que ainda não tivesse experimentado, foi então que descobri um novo conceito de sushi muito em voga nos EUA o - hot sushi.

Resolvi tentar fazer e detestei, detestei tudo, o conceito, o arroz , a gordura dos fritos nada combinava para mim! Mas havia ali qualquer coisa de interessante, algo que me fez pensar durante algum tempo. Um dos mimos preferidos do Sr. Miranda naquela altura era o atum em crosta de tomilho. Isto lembrou-me que se eu reduzisse a quantidade de arroz, aumentasse a quantidade de peixe (quase como um sashimi ) e introduzisse sabores que resultassem bem com os fritos como por exemplo o cebolinho e o tomilho, a coisa talvez funcionasse. Dito e feito o swing maki estava criado!!!!

Agora vinha outra questão - o nome. Eu não gosto de dar nomes de pessoas aos rolos, e chamar ao rolo Paulo Maki não me pareceu bem. Inspirei-me no facto de a Bica do Sapato ser um sitio muito motivante para se trabalhar, não só pelo volume de trabalho mas também pela grande variedade de público, pela quantidade de profissionais nos vários tipos de cozinhas e pelo Sr. Miranda que não desiste de provar coisas novas. Assim chegar ao nome Swing Maki foi fácil, 1º porque eu considero o rolo uma dança entre sabores, conceitos e técnicas depois porque é um nome sonante, fora do normal para sushi e por último porque me pareceu bem.

Hoje volvidos quase 10 anos é um rolo que continua popular e a surpreender algumas pessoas.

O seu sucesso é explicado em parte pelo facto de ser um optimo rolo para a iniciação ao sushi, mas também porque o sabor, a combinação de texturas, temperaturas e cores fazem dele um "miminho" por excelência. PM


ABRIMOS !!

domingo, 9 de maio de 2010

Finalmente sexta feira dia 23 de Abril abrimos portas para um grupo de 30 comensais, que já nos conheciam de outras aventuras.
Depois de dormirmos todos 24h para recuperarmos do "Peixe em Lisboa", foi pôr mãos à obra e começar a preparar tudo para a abertura. Para bom entendedor , preparar tudo não é só cozinhar, boa parte dos 3 dias que nos restavam para a hora "H" foram passados a martelar, a cozer ementas, pendurar decoração. Houve quem cozinhasse!
A bom tom português (não fossemos nós campeões da famosa técnica "em cima do joelho") as cadeiras só chegaram dia 23 a meio da manhã. Ainda ponderámos em criar uma nova tendência de restaurantes , o cliente chega e come em pé circulando pelo restaurante, " sushi volante", acho que era capaz de pegar!
Felizmente esse assunto ficou resolvido e os comensais já tinham onde se sentar. Às 19.30h quando abrimos as portas não se notava a azáfama e correria que tinha sido até então.
E foi correndo tudo bem, a cozinha estava preparadissima, a sala super atenta, e foi tudo de vento em popa até sair o primeiro café com adoçante."Adoçante? Paulo compraste adoçante? Alguém comprou adoçante????". E a simpática senhora bebeu o café com açúcar! AL

Peixe em Lisboa

sábado, 8 de maio de 2010


Para quem não sabe, o "Peixe em Lisboa" são nove dias de euforia gastronómica. Nove dias onde duas dúzias de Chefes de Cozinha mostram o que de melhor se pode fazer com o pescado, onde se pode assistir a apresentações de chefes estrangeiros e nacionais no auditório, ou simplesmente apreciar produtos gourmet em pequenas bancas. Isto tudo num recinto extremamente sofisticado, moderno e mesmo muito aprazível.
Durante estes nove dias, para além de participarmos no evento, fui acompanhando através de vários blogs a descrição das actividades diárias. Como o lado do cliente está amplamente retratado achei que seria mais a meu tom dizer-vos como são os bastidores deste tipo de evento para nós cozinheiros.
Todos os dias entre as 10h e 10.30h cinco dos cozinheiros que participam na cozinha do Umai chegam ao evento, começam a arranjar todo o peixe para o dia e a montar o espaço para os almoços. Em geral alguém traz pão para o pequeno almoço, refeição esta que normalmente é feita à vez entre as 15h e 16h quando o serviço abranda e a fome nos lembra que ainda não comemos. Os restantes dois cozinheiros do grupo chegam por volta das 11,30h com produção de comida feita no restaurante.
A partida é dada ao meio dia com os primeiros clientes a chegarem, tem o pico por volta das 14h e abranda ás 15h, e depois até ao jantar acontece o que nós chamamos de "pinga pinga". Pingam sempre clientes, o suficiente para não nos podermos afastar muito e esticar a perna. A azáfama do almoço repete-se ao jantar e por volta da meia noite fecha-se a "tasca", arruma-se tudo, conta-se o número de pratos servidos - 500, 600 - ... e amanhã é outro dia.
São nove dias, vezes 14 horas, sem dia de folga.É só para os "duros", quem passa esta prova sem se queixar aguenta restauração sem problemas.
Mas o cansaço deixa as suas marcas, e nas 3 edições do Peixe em Lisboa houve sempre alguém que batesse com o carro, resultado da fadiga.
Apesar disso estamos sempre prontos para mais um ano. Não há melhor momento de contacto com os colegas de profissão do que nestes nove dias. Durante o resto do ano nunca temos tempo para nos visitarmos uns aos outros pois os horários não permitem, mas nesta semana o convívio é impagável.
As trocas de comida entre restaurantes são uma roda viva, quando os vizinhos do lado batem à porta e perguntam " Já comeram ? Nós temos ali sardinhas, querem ?", fazem com que esqueçamos a dor que nos mói o corpo e nos invada uma sensação de calor e carinho ( obrigada Helder !).
Findo estes nove dias de pescado todo o dia, só vos posso dizer que o desejo geral é por carne! AL

Vai uma mãozinha...

segunda-feira, 5 de abril de 2010


Gostava de partilhar convosco o tema do "pessoal".
Quando no meu curso tive a disciplina de Gestão de Recursos Humanos ouvi o meu professor dizer inúmeras vezes que "o pessoal não é um custo mas sim um investimento", e apesar de acreditar nele parecia-me um pouco utópico. Tratar bem o meu funcionário que ele ia tratar bem de mim, claro, isto até não lhe apetecer trabalhar tanto ou arranjar algo que pagasse melhor, pensei eu irónicamente.
Mas ao fim de 10 anos percebi que se investirmos nas pessoas certas, a máxima do meu professor é totalmente verdadeira.
Absolutamente todas as pessoas que fizeram parte das nossas brigadas nestes últimos anos não nos desiludiram, vestiram a camisola e deram tudo por tudo por nós, e ainda hoje, ao verem-nos embarcar nesta nova aventura e tendo alguns ficado para trás, o apoio é imparável e do coração.
Posso dizer com muito orgulho que assim que se soube que íamos enveredar nesta nova aventura, a chuva de ofertas para voltarem a trabalhar connosco foi tal que eu acho que dava para abrir 3 ou 4 restaurantes.
Muito obrigada a todos os que nos fizeram sentir muito queridos, e se pudéssemos abríamos os tais restaurantes. AL

Mesa Marcada.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estamos na Mesa Marcada!
Esse grande blog moderno, eficiente e mais actualizado da nossa "praça", descobriu-nos !
Nós não sabemos como, mas hoje ao abrirmos a pagina da Mesa Marcada, estávamos lá e até pensamos que nos tínhamos enganado, mas não, tínhamos sido descobertos pelo Miguel Pires.
Muito obrigado!
A pressão agora é maior, temos que conseguir publicar tantas mensagens como eles...PM

Novidades!!!


Estamos no Peixe em Lisboa!!!!!!!!
Este grande evento que serve (entre outras coisas) para dignificar o que de melhor se faz por Lisboa e arredores em termos gastronómicos, teve a gentiliza de contar connosco para a sua terceira edição.
Este ano vamos surpreender todos os dias com menus diferentes e mais rapidez de serviço(sim porque eu já não faço sushi há algum tempo e estou com uma força e vontade de o fazer a velocidade supersónica.LOL).
Devido também à dimensão e responsabilidade deste evento, vamos adiar a abertura do restaurante para a semana a seguir ao evento (semana de 20 Abril).Até lá esperamos contar convosco no Peixe em Lisboa, para abrirmos um pouco o leque do que vai ser o UMAI.
PM

Orçamentos!!!!

sábado, 13 de março de 2010

É tão difícil conseguir-se um orçamento em Portugal (salvo algumas excepções)... Apesar de explicar às diversas empresas que precisava com alguma brevidade dos orçamentos, a coisa não resultou lá muito bem...(agora eu percebo o desespero de alguns clientes meus no passado, quando me pediram orçamentos...), alguns demoraram 5 dias, outros 2 dias mas sem os anexos...enfim não foi fácil, mas já estão seleccionados e as coisas agora vão começar a acontecer: na segunda começam umas mini-obras, as cadeiras já estão encomendadas, algumas loiças já estão compradas e outras encomendadas, o equipamento ainda está em fase de analise... (mas os dead-lines estão assegurados, pelo menos julgo eu...)o logo e markting estão quase prontos (e eu sei que a Melissa vai surpreender como sempre) e o restaurante Umai vai abrir brevemente! Talvez vá ficar um pouco como a foto !!!!!PM

O estado da coisa...


Bom, agora que já temos o espaço o ritmo tem sido acelerado...orçamento para obras...orçamento para equipamentos hoteleiros...orçamento para mesas e cadeiras...orçamento para POS...no meio de tantos orçamentos e com a Assembleia da Republica por perto só faltou o orçamento do Estado...
Mas felizmente a coisa está a andar... e com um pouco de sorte antes do fim do ano de 2010 abrimos, se calhar ainda conseguimos fazer o Réveillon no restaurante...Estou a brincar... Eu penso que abre brevemente!PM

POP ! E abrimos o Champanhe

sábado, 6 de março de 2010


Foi desta !
Finalmente assinámos os papeis, e a nossa conta ficou mais levezinha.
Num belo final de tarde, o nervosinho que me apertava o estômago, passou para uma sensação de euforia e exultação momentos após a assinatura do contrato. É claro que foi Sol de pouca dura, a caminho de casa já a cabeça latejava com uma irritante dor, que não sei se era cansaço, ou a lembrança de que o fornecedor das mesas e cadeiras ainda não havia respondido quanto à data prevista de entrega ( o Paulo quer abrir já para a semana ! Ai a minha pobre cabeça! ). Nem tudo é desgraça, finalmente abrimos a garrafinha de champanhe que já mora no frigorífico à uns meses, e neste momento foi a melhor aspirina que eu podia arranjar. AL

Ansiedade ... 2

segunda-feira, 1 de março de 2010
Os níveis de ansiedade têm vindo aumentar, uma vez que estamos em Março e ainda não abrimos o restaurante...( eu tinha esperança de abrir em Janeiro...)Mas as boas noticias são que o credito bancário foi aprovado, e, agora é que este blog vai ficar muito activo, porque vamos dar a conhecer todos os passos que vamos dando.Isto é, cada vez que pintarmos uma parede ou colocarmos o forno novo, ou o frigorífico das bebidas vocês vão ficar a saber no dia... quase na hora... Assim vai ser o abre brevemente cheio de detalhes! E depois quando abrir vai ser um grande KANPAI!!!!!!!! PM

Rolinho de peito de pato com molho Teriyaki

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


Ingredientes:

1 uni de peito de pato
sal grosso qb
pimenta moída qb
1 uni de cenoura
1/3 uni de rábano
10 gr cebolinho
1 talo aipo
1/2 uni maçã
molho teriyaki

Método:
  • Apare o excesso de gordura do peito, tempere com sal e pimenta, core numa frigideira e reserve.
  • Corte todos os ingredientes em tirinhas finas (juliana).
  • Corte o peito de pato em fatias finas, enrole os ingredientes em tiras e prenda com palito, sirva com molho teriyaki.

Finalmente !

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Encontrámos !
Ou melhor o Paulo, que se demonstrou nos últimos tempos uma pessoa pirrónica e insistente, encontrou o restaurante (depois de 20 horas diárias em frente ao computador).
Primeiro fiquei entusiasmada, segundo o anúncio ficava perto da assembleia da republica, na minha cabeça o pensamento foi logo, Av. D. Carlos I - Santos - bingo ! Fiquei feliz durante 10 segundos, até o Paulo dizer que era mais para o lado da Calçada do Combro, e na minha cabeça Rua velha - estreita - caraças !
Marcámos a visita para o dia seguinte, e lá fui eu a arrastar os pés.... mais uma visita !!!!
Afinal, coisa não correu mal, é verdade que é uma rua estreita, mas o acesso é directo e super fácil, e tem um bónus que eu sei que toda a gente vai amar! Tem um grande estacionamento subterrâneo mesmo ao lado !
O espaço já funcionava como restaurante -"Maria Moranga"- o que quer dizer que já tem as licenças, e em termos de espaço não está nada mal, uma pintura, umas mesas e cadeiras novas e está pronto a andar. É bem mais pequenino do que a QB, mas como nós dizemos, é nosso! AL

Ansiedade...1

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Parece que já não sei cozinhar.
Já faz tanto tempo desde que saí da QB...
Tem sido uma ansiedade para conseguir voltar a estar outra vez na "minha" cozinha,
a minha "amante", como costuma dizer a Anna,
Neste tempo perdido tenho aproveitado para descansar, reflectir e idealizar a minha cozinha,
repensar o que fazer, se faço cozinha Asian Twist ou simplesmente Japonesa.
Eu adoro as duas, identifico-me bastante com os dois conceitos.
Mas sei que tudo depende do espaço...
Queria ter uma cozinha com 100 m2, uma sala com outros tantos,
uma para dar aulas e um armazém, e ....
Mas fazendo um reallity check , percebo que primeiro tenho que começar com um pequeno restaurante porque finalmente cheguei à conclusão que sócios
só a Anna, decidamente não tenho perfil para sociedades.


Mas deixando de parte estas deambulações, vamos ao que interessa o UMAI.
A escolha do nome foi imediata porque era uma palavra Japonesa que nós usamos muito
e que significa entre outras coisas- bom, saboroso, bem feito- o nome pareceu a mim e à Anna perfeito!
É o nosso objectivo fazer boa comida, num bom restaurante em que as pessoas se sintam bem, tal como nós que lá vamos trabalhar. E apesar de ser um negócio, o meu bem estar é prioritário.Isto é, tenho que me identificar com tudo, gostar da comida, das bebidas, da decoração e do espaço para poder criar e cozinhar com paixão.
Quando perguntei a amigos Japoneses sobre o nome para o restaurante, eles disseram que era um bom nome , e ficamos ainda mais contentes.
Passo nº 1 - nome - OK!
Passo nº 2 - logo - ainda em fase de análise...
Passo nº 3 - criar a empresa- OK!
Passo nº 4 - financiamento - aqui é que entra a verdadeira ansiedade ( são tão complicados os bancos, digam o que disserem...)
Passo nº 5 - espaço para restaurante- OK!( foi difícil mas lá conseguimos)
Passo nº 6,7,8,9,10- todos dependentes do financiamento...
com tantos passos e com tanta demora, esta coisa da ansiedade tem vindo a acumular...
Mas quando finalmente abrir o Restaurante Umai, tenho a certeza que vai valer a pena. PM


Primeiro dia do ano

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cada pessoa tem o seu ritual para o primeiro dia do ano, a maioria dorme até tarde para "curar" os efeitos da champanhe da véspera, outros vão a Carcavelos pela fresca da manhã dar um mergulho no mar (para mim ainda estão sob o efeito da champanhe da véspera, que deve ter sido muita !). A grande maioria queixa-se da lembrança que as "festas" deixaram à volta da cintura em forma de pneu, e juram emendar-se (o que normalmente dura até ao Carnaval ou Páscoa), mas nós cá em casa não temos vergonha na cara e refastelamo-nos com uma das minhas refeições preferidas da cozinha Japonesa, Nabe (fondue).


(dia 1 de janeiro 2004)

Como nos outros fondues os ingredientes são colocados crús e no centro da mesa um fogão com uma panela cheia de caldo ( pode ser vegetariano ou de atum). Cada pessoa tem uma molheira com3 molhos diferentes e uma tigela de arroz, e a lógica é igual a todos os outros fondues, cada um por si próprio!

(selecção de mariscos e legumes dia 1 de 2010)
Receitas (4 pessoas)
Molho ponzu : 150 ml soja japonesa +50 ml sumo laranja+ 50 ml sumo limão - mix e servir
Molho sésamo (goma tare) : 6 c.s. sésamo branco torrado+3 c.s. açúcar+ 5 c.s. soja japonesa+4 c.s. mirin - triturar tudo com varinha mágica e servir
Maiotonkatsu : 150 gr maionese+4 c.s. tonkatsu - mix e servir
Caldo para nabe :2 lt água+ 1 c.s. hondashi (ou kombudashi se vegetariano)
Sugestão de mariscos : mexilhão, ameijoa, camarão, caranguejo real ou bocas de sapateira, dourada ou robalo em filetes com pele ......
Sugestão de legumes : Couve chinesa, rebentos de soja, espinafres, cogumelos, courgete, alho françês, cenoura .....

Bom proveito!
AL

Abre brevemente

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Decidimos criar este blog para acompanhar as aventuras e desventuras de um casal de cozinheiros em busca do seu restaurante.
Tudo começou quando finalmente compreendemos que para funcionarmos profissionalmente da maneira que achamos ideal tinhamos de nos dissociar de qualquer tipo de "sócios" para além de nós dois.
Aí começa a grande aventura que a meu ver já está perto de uma verdadeira Cruzada,"Anna e Paulo em busca do restaurante perdido". Nesta nossa cruzada o papel de infiéis é ocupado pelos inúmeros agentes imobiliários, que ao contrário do que seria de esperar lutam com todas as forças contra nós! Nunca presenciei tanta falta de atenção com prospectos clientes como nos ultimos 3 meses. (À excepção da Sandra Camelo que para quem necessitar darei o seu contacto.)
Creio que na área de Lisboa ribeirinha vimos de tudo, desde espaços de 110 m quadrados em bruto com rendas de 6 mil €, espaços com rendas de 2 mil € e obras estruturais de 120 mil, a áreas acabadas com rendas de 11.500 € tudo é possivel nesta cidade ! Mas como não queremos falir nos primeiros 6 meses, e é nossa intenção pagar ordenados, não seguimos nenhuma dessas fantásticas propostas. Continuamos a nossa aventura. AL